Como Aprender a Costurar com Máquina

Se você está aqui, é porque já decidiu aprender a costurar com máquina. Parabéns! Agora você pode começar a criar seus próprios designs e dar mais força à sua imaginação. No entanto, antes de começar a dar os primeiros passos na área de costura, você deve conhecer algumas noções básicas.

Lembre-se de que tudo o que aprendemos deve ser praticado para que você alcance o sucesso em pouco tempo.

Se você está procurando mais recursos para aprender sobre costura, recomendamos fazer um curso de costura online, porque após você fazer um curso online, você irá aprender as técnicas mais avançadas do momento com as melhores profissionais de costura.

Por que você deve aprender a costurar de máquina?

Há quem tem uma máquina de costura em casa e não sabe como usá-la ou não ousa tocá-la. Outros sempre quiseram comprar uma máquina de costura e quer aprender como usá-la. Mas há quem se dê muito bem com a costura manual e perca todas as vantagens da costura à máquina.

De qualquer forma, sempre será um ponto ter a virtude de saber costurar em uma máquina . Abaixo, apresentarei algumas razões que o convencerão a entrar neste mundo mágico e útil da costura.

Agora, se você ainda não possui uma máquina de costura, o primeiro passo é ajudá-lo a escolher uma. Se você estiver procurando por uma máquina de costura barata, este guia o ajudará com isso. Se, em vez disso, você quer se tornar um especialista e deseja uma máquina de costura todo-o-terreno, nosso guia sobre as melhores máquinas de costura profissionais é o que você está procurando.

Você economizará tempo

Quando você se sai bem costurando à mão, sem dúvida, será melhor costurar à máquina. Um dos aspectos mais atraentes ao costurar com uma máquina é a velocidade com a qual você pode finalizar um projeto. Lembre-se de que tempo é vida!

Você pode costurar por si mesmo

A costura à máquina não apenas permite que você trabalhe por conta própria, mas também pode fazer suas próprias roupas . À medida que sua experiência cresce, a costura à máquina será mais fácil e rápida. Depois que você gosta, não há como voltar atrás.

Você faz mais

Se você tiver uma máquina de costura para realizar seus projetos de costura, terminará a tempo de participar de novos projetos . Quanto mais trabalho você tiver, aumentará sua experiência e habilidade. O importante não é a quantidade de trabalho que você desenvolve, mas cada projeto realizado está ficando cada vez melhor e mais bonito. Seus clientes vão adorar seus trabalhos!

Peças da máquina de costura

Certamente, quando você está na frente de uma máquina de costura, não tem idéia de onde começar a manuseá-la. Uma das primeiras coisas que você deve aprender são suas partes e como elas são compostas. Isso tornará mais fácil você se familiarizar com a máquina com mais facilidade e rapidez.

Embora existam muitos modelos de máquinas, a maioria de suas funções mais importantes é padronizada em cada um de seus modelos. Saiba o que são:

Roda de formatura

Corresponde à roda localizada na lateral da máquina. Essa roda é girada e permite perfurar ou subtrair a agulha do tecido. Geralmente é muito útil quando a agulha está presa e é necessário removê-la manualmente.

Às vezes você pode usar o volante para começar a trabalhar na máquina, em vez de usar o pedal. Esse processo é considerado muito mais lento, mas certamente é mais seguro.

Botões Choice Stitch

Esses botões permitem ajustar a largura e o comprimento do ponto. Para fazer isso, você deve selecionar o número de acordo com suas necessidades. Se você deseja reforçar o ponto, use o Zero (0), com esse número, você fará vários pontos no mesmo lugar. No entanto, se você deseja fazer pontos curtos, use o número 1, por exemplo, uma casa de botão. O número 2, por sua vez, é considerado normal, e números maiores que 2 são usados ​​para costuras do tipo hilván.

Dependendo da máquina de costura, você poderá escolher entre um certo número de putas. Por exemplo, o Alfa Smart Plus possui 100, enquanto o Alfa Compakt 500E Plus  possui apenas 40.

O fato de uma máquina de costura ter mais pontos do que outra não significa que seja melhor. Embora, quanto mais opções de pontos você tiver, melhor.

 Alavanca de recuo

Também conhecido como botão reverso . Isso é usado para fazer leilões de costuras. Em algumas costuras, é costume reforçar os pontos com costuras recuadas.

Isso garante a resistência e o acabamento total das peças produzidas. É uma utilidade muito prática, especialmente quando você começa a costurar, e deseja garantir a qualidade das roupas.

Suporte do carretel

Neles, a linha está localizada e também é conhecida como tensão da linha . De acordo com a espessura da rosca, a rosca pequena deve ser ajustada, variando de 0 a 9. O número 4 é considerado normal; no entanto, se estivermos diante de uma rosca mais grossa ou mais fina, será necessário ajustá-la.

Calcador

Depois de conhecer as agulhas enquanto você coloca a linha, você encontrará o calcador. Isso pode ser graduado através de uma pequena alavanca geralmente localizada na parte traseira da máquina. Se você deseja encadear o encadeamento, você deve aumentá-lo; para começar, abaixá-lo. Você viu como é fácil?

Placa de costura

Basicamente, é a base onde o pé calcador e a agulha estão localizados. Os dentes de arrasto também estão localizados nesta área.

Canilleros

É uma pequena gaveta de metal facilmente removível. Dentro está a bobina e a linha.

Seus primeiros passos para costurar de máquina

Agora, sabendo quais são as peças de uma máquina de costura, você pode começar a dar os primeiros passos neste mundo maravilhoso. Eu indico o que são:

Dominando o pedal

Uma técnica muito eficaz para começar a dominar o pedal é trabalhar no papel . Sim, enquanto você lê “no papel”. Isso permitirá que você treine tanto no pedal quanto no ritmo. Eu recomendo que você faça algumas impressões de modelos em zig zag, círculos, linhas retas e desenhos simples e comece a costurar. Obviamente, você não precisa encadear a máquina, é apenas um treinamento anterior sem desperdiçar recursos.

Denavar a torneira

O processo de enrolar a bobina é encher a bobina com linha. Envolve remover a bobina, girar a linha e colocá-la. Uma vez que você pisa no pedal, o enrolador gira e a bobina fica cheia. Quando isso acontece, podemos parar de pisar no pedal. Esse processo é importante, pois evita que a linha e os ganchos tenham nós.

Os primeiros pontos

Os pontos mais básicos são:

  • Linear ou reto: é considerado um dos mais simples para começar a costurar à máquina. Para fazer isso, basta escolher e deixar-se levar pelo comprimento do ponto.
  • Zig-Zag: usado nos casos em que você deseja que o tecido não se desfie ou reforce as bordas das costuras. Nele, o comprimento também é ajustável.
  • Ilhós: este processo de costura pode ser feito em 4 etapas ou em uma. Isso dependerá da máquina que você está usando. No entanto, fazer ilhós é bastante simples.
  • Bainha invisível: é um ponto discreto que não é perceptível. Para fazer isso, você deve usar uma cor de linha que se assemelhe ao tom do tecido. Também é um ponto bastante simples de aprender.

Escolha o comprimento

Se você já escolheu o tipo de ponto a ser usado, é hora de selecionar o comprimento do ponto. Eu recomendo que você não escolha um que não seja tão longo ou tão curto. Ao escolher a tensão, o número 4 geralmente é selecionado.

Coloque o pano

Coloque o tecido na base de metal. Lá você encontrará três faixas que o guiarão durante o ponto, para que ele não torça durante a costura. Algumas pessoas são orientadas pela distância entre o calcador (a peça que desce ao costurar) e a borda do tecido.

Depois que o tecido é colocado no calcador, você pode começar a costurar. Para fazer isso, você deve pisar no pedal e fazer um tiro de ½ cm no final.

Guia para a web

Depois de começar, basta guiar o tecido reto enquanto a máquina faz os pontos. Durante esse processo, é importante não parar o tecido ou jogá-lo fora enquanto a máquina estiver em movimento.

Se você encontrar um canto, verifique se a agulha ainda está presa no tecido. Em seguida, levante o calcador levemente e gire na direção que você precisa.

Confira o trabalho

Quando você terminar de fazer seus primeiros pontos, o último passo é dar uma olhada para ver como fica .

É muito normal ter pontos irregulares no início, ou é importante saber onde você falhou e incentivá-lo a melhorar. Lembre-se de que se trata de pedalar enquanto você encontra a velocidade correta. Gradualmente, seu trabalho será cada vez mais impecável e bonito. Não duvides!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *