Melhores Dicas Para Fazer Leitura Rápida

Este artigo sai um pouco do tema comum deste blog, mas várias pessoas me perguntaram sobre esse tópico porque eu o mencionei sobre isso. Muitos artigos sobre isso já foram escritos e há muita literatura disponível que aborda esse tópico. Portanto, minha intenção é explicar os truques ou técnicas que eu tentei e que pessoalmente funcionaram bem para que eu conseguisse uma leitura rápida e entendesse bem. o que estou lendo (o que não é nada fácil).

Você pode se perguntar qual é o sentido de tentar ler mais rapidamente ou se acha que sua taxa de leitura usual é suficiente. Mas se você gosta de livros como eu, tenho certeza de que mais de uma vez você desejará ler mais rapidamente, para poder ler mais livros em menos tempo. De fato, essa necessidade insaciável de ler um livro após o outro é o que me levou a estudar novas técnicas de leitura rápida.

Os livros que eu estava interessado em ler acumularam; primeiro na mesa de cabeceira e depois nas prateleiras. Tenho que admitir que tenho um argumento doentio, embora tenha uma boa coleção de livros para ler, se vir um novo que chame minha atenção, sinto vontade de comprá-lo e deixá-lo no quarto para mais tarde.

Meu objetivo era conseguir ler mais rápido e mais importante, não arriscar não entender bem o que leio e continuar gostando da leitura. Como você sabe, de acordo com quais questões, eu sou um pouco louca ou fora do comum e gosto de ver até onde você pode ir se propor: eu sou minha própria cobaia.

No momento, alcancei uma boa taxa de leitura que me permite concluir mais ou menos um livro por semana. E o que penso hoje é a coisa mais normal do mundo, há um tempo atrás parecia uma loucura completa, porque parecia impossível ler mais de um livro por mês.

Antes de tudo, quero esclarecer que tenho entre 1 e 2 horas por dia para me dedicar à leitura, e geralmente eu prefiro ler online, geralmente na cama antes de dormir, o que facilita muito a leitura de um livro por semana.

Cuidando do ambiente de leitura

O desejo de ler muitas vezes me fez ler em qualquer lugar, de qualquer maneira e com as condições que estavam. Certamente a mesma coisa aconteceu com você de vez em quando, certo? E o fato de não cuidarmos do ambiente da leitura ou não ritualizarmos o momento da leitura, não estamos completamente concentrados, que não gostamos tanto do momento da leitura e, portanto, não lemos tão rápido quanto podíamos ler. Antes de fornecer dicas de leitura rápida, primeiro recomendo que você cuide dos seguintes aspectos para ler melhor:

    • Ler em lugares calmos: ler na sala de estar enquanto a televisão está ligada, por exemplo, pode não ser uma boa ideia. Mesmo se você acha que sua imersão na leitura é total, é melhor não se enganar. As pequenas distrações fazem com que você precise interromper o momento e perder o fio às vezes. Minha recomendação é ler em silêncio para poder fazê-lo sem interrupções. Meu momento favorito é antes de dormir: sem barulho, sem televisão, sem filhos, nada mais do que o livro e eu.
    • Boa iluminação: ler com pouca luz, além de causar uma boa dor de cabeça, não vai agradar sua leitura e você não pode se concentrar no que está lendo. Se você está mais ciente de tentar ver o que lê, do que entendê-lo, notará que a leitura é muito pesada para você. Se você lê na sala, na sala, na cama ou no local onde costuma ler regularmente, tente corrigir a iluminação. Não é demais iluminar o livro com uma pequena lâmpada de mesa, se você puder fazê-lo. Se você é o que gosta de ler na cama, recomendo usar uma lanterna mini livro que permita ler com menos luz. Eu uso uma lanterna Moleskine que você pode usar como apontador de livro e anexada às páginas em formato de clipe. Também é cobrado conectando-o à porta USB de um computador, tão diferente de outras lanternas de livros, você não precisa comprar baterias constantemente. A única desvantagem é que esses tipos de lanternas não emitem muita luz e servem como reforço mais do que qualquer outra coisa.
    • Boa postura: recentemente comentei com um amigo como sou nostálgico pela leitura, pois mesmo sendo uma pessoa com um perfil muito tecnológico, gosto de comprar livros em papel. Ele explicou que prefere ler no Kindle porque, se o livro é muito pesado, seus braços se cansam quando ele o segura. “Especialmente se você estiver deitado, o livro bate em você e fica na sua cara”, ele me disse. Tudo isso é resolvido com uma boa postura ao ler.

Dito tudo isso, agora vou lhe dar minhas dicas para ler mais rapidamente, embora preveja que não sejam simples.

Como ler mais rápido (e entender o que você lê)

Comece apenas com uma das técnicas de leitura e, ao aprender, tente o resto:

1. Elimina sub vocalização

A sub vocalização consiste em repetir mentalmente o que estamos lendo. É um ato de reflexo natural que todo mundo faz ao ler e que nos faz não ler o mais rápido que podíamos. O ponto é que é difícil eliminar a sub vocalização porque é algo que nós arraigamos. No começo da tentativa de eliminar a sub vocalização, li e praticamente não descobri nada. Eu precisava de muita prática para ler sem repetir mentalmente o que estava lendo e para poder descobrir o que estava lendo. Se você conseguir eliminar esse hábito, verá que somente com isso lerá muito mais rapidamente.

2. Saltos entre grupos de palavras

A segunda dica é não ler as frases palavra por palavra. Trata-se de fazer pequenos saltos com os olhos ao ler as frases e agrupar mentalmente pequenos grupos de 2 a 3 (ou 4) palavras. Este é o conselho mais complicado a ser seguido, mas, como o anterior, requer apenas prática. Vamos ver um exemplo com uma frase:

Dicas para ler muito mais rápido e tentar entender o que lemos.

Veja a frase anterior. Em vez de tentar lê-lo do começo ao fim, comece a ler a frase e tente fazer pequenas “fotos” mentais dos pontos vermelhos. Tente usar a visão periférica para ler as palavras mais próximas dos pontos.

3. Use um guia

Você se lembra de quando éramos pequenos quando aprendemos a ler, usamos nossos dedos como guia? Sempre nos disseram que você não deveria continuar lendo com o dedo … Agora, sugiro que faça algo semelhante: use o dedo, uma caneta ou uma régua para apontar as palavras que está lendo. Este conselho, juntamente com os dois anteriores, faz você ler muito mais rápido.

4. Não releia

Acredito que releremos inconscientemente por duas razões: às vezes, porque não prestamos toda a atenção que deveríamos durante a leitura, e outras, porque sabemos que, se não sabemos o que lemos, nada acontece, voltamos e o lemos novamente. Se conscientemente tentarmos estar 100% focados na leitura e evitar a releitura, veremos quanto mais tempo ganhamos e, portanto, leremos mais rapidamente.

Estes são os métodos que foram particularmente bons para melhorar minha velocidade de leitura, embora possam não funcionar bem para você. Você só precisa experimentá-los e ver se pode melhorar ou não.

Você já sabe que a intuição para as coisas não é um bom guia, por isso recomendo que você leia a página de um livro com seu método de leitura habitual e calcule seu tempo, depois leia-a novamente usando esses truques e também tempo para ver a diferença. Dessa forma, você saberá se consegue ler mais rapidamente e terá a certeza de que a alcançou e não a intuição, o que às vezes nos faz ver o que não é.

Como ler um livro por dia (ou ouvi-lo)