Óleos vegetais para hidratar nossos cabelos

Nosso cabelo faz parte de nossa imagem e reflete nossa saúde geral. No dia a dia, há fatores que podem degradar, usar cabelos lisos, sem brilho e até possíveis quedas. O clima, tratamentos químicos e físicos, estresse, má nutrição, afetam como hidratar nosso cabelo.

Para evitar isso, podemos usar tratamentos naturais que nos ajudam a reafirmar essa parte do nosso corpo. Assim, vamos refletir uma boa imagem e, claro, boa saúde. O uso de máscaras nutritivas e hidratantes é o mais recomendado, ao qual podemos acrescentar a adição de óleos vegetais.

Óleos vegetais para hidratar nossos cabelos

Além dos produtos que podem ser encontrados em diferentes estabelecimentos, existem alguns tratamentos naturais, como óleos vegetais. Estes fornecem os princípios ativos concentrados de várias plantas, das quais escolheremos aqueles para nutrir e hidratar nossos cabelos. Neste artigo vamos tentar responder a alguns deles, fazendo uma escolha dos melhores óleos vegetais.

Estes óleos são adequados para pessoas que têm cabelos secos ou danificados, ou para nutrir depois do verão ou de vez em quando. Pessoas com cabelos oleosos devem evitá-las, mas também podem usar aquelas com pontas secas e abertas, sempre evitando o couro cabeludo.

Óleo de gergelim

Os hindus costumam usar óleo de gergelim para massagear o corpo e os cabelos, e neste segundo caso eles ajudam a prevenir a calvície e a caspa. É bastante gorduroso, por isso vamos usá-lo para massagear todo o cabelo e couro cabeludo apenas em casos de cabelos secos. Este óleo é altamente antioxidante, rico em vitaminas e minerais, e possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antifúngicas.

Óleo de linho

O teor de ácidos graxos ômega-3 do óleo de linhaça é adequado para cuidar e hidratar nossos cabelos em profundidade e, portanto, além de consumi-lo, podemos aplicá-lo topicamente. Além disso, o linho também contém vitamina E , mucilagem, proteína e iodo, entre outros componentes. Não tem uma textura muito gordurosa, pelo que podemos aplicá-la em todos os tipos de cabelo que tendem a quebrar e a abrir.

Óleo de amêndoa

óleo de amêndoa é um dos mais conhecidos e utilizados, e uma das razões é que é um dos mais econêmica, e, portanto, não têm menos propriedades. É ideal para cabelos especialmente secos e quebradiços, para dar maciez e para remover o volume de cabelos eletrizados e volumosos.

Óleo de nim

Este óleo não é tão conhecido como os anteriores e ainda tem propriedades muito poderosas para a saúde dos nossos cabelos. Esta árvore de origem hindu tem sido usada tradicionalmente na medicina ayurvédica com grande sucesso, e cada vez mais podemos encontrá-la mais em herboristas e lojas de produtos naturais.

Este óleo contém esteróis vegetais e ácidos gordos essenciais tais como Omega 3 e Omega 6 Omega 9 e Azadiractina, um limonóide é particularmente benéfico como um bactericida. O nim vai ajudar nos para tratar secura, prurido, caspa, psoriase , perda de cabelo, piolhos , etc.

Óleo de côco

O óleo de coco virgem, com seu delicioso aroma e textura delicada, é o segredo de muitas mulheres na Índia para manter seus cabelos saudáveis ​​e bonitos. Podemos aplicá-lo no cabelo e no couro cabeludo antes de lavar, massageando-o bem para que penetre profundamente.

Será muito útil em casos de caspa, dermatite seborreica ou coceira em geral, já que possui propriedades antibacterianas. Se tivermos cabelos muito gordurosos, podemos seguir o mesmo procedimento, mas usando leite de coco.

Como podemos aplicá-los?

Vamos aplicar no cabelo seco o óleo que escolhemos do meio do cabelo até as pontas, ou do couro cabeludo se o tivermos muito seco. Vamos embrulhá-lo com filme e uma toalha e deixá-lo pelo menos meia hora. Nós também podemos deixá-lo durante a noite. Então vamos lavar nossos cabelos como costumamos fazer.

Pessoas com pontas duplas também podem aplicar algumas gotas após a lavagem. E para aqueles com cabelos muito secos e sem brilho, recomendamos colocar duas ou três gotas na palma da sua mão, esfregá-las e distribuí-las bem entre as duas mãos, depois pentear e massagear todo o cabelo.

Outra opção para pessoas que têm cabelo com uma tendência para o aparecimento de gordura é misturar partes iguais, gel óleo natural Aloe vera, de modo que a máscara não é tão gorda, mas permitir-nos para hidratar e nutrir o cabelo completamente . Os óleos também podem ser adicionados a máscaras, xampus ou corantes naturais, como os baseados em hena.